# Laboratório
# Cadastrar Laboratório
**Elaborado por**: Alice Sant’Anna/ Técnica de Suporte/ Saúde
**Em**: 10/01/2024
### Contextualização Geral
Este documento tem a finalidade de demonstrar como é realizado o cadastro de um laboratório. E ainda permite personalizar todas as informações referentes ao estabelecimento de saúde. Tais como: profissionais vinculados, setores, exames disponíveis, horário de atendimento, dentre outros.
O fluxo para o registro compõem as seguintes etapas:
- **Cadastrar Laboratório**
- **Laboratório Interno**
- **Laboratório Externo**
##### Cadastrar Laboratório
O objetivo desta rotina é registrar um laboratório. Essa ação é executada somente uma única vez. Pois uma vez que o laboratório estiver ativo, a equipe poderá utilizá-lo e fazer alterações, coletar os materiais biológicos e analisá-los.
É no cadastro do laboratório que todas as personalizações são realizadas, como a vinculação como profissionais, setores de atendimento, exames e os horários de atendimento.
[](https://wiki.ecidade.org/uploads/images/gallery/2024-01/kXS0VgXNUHknUxhs-image.png)
Ao assinalar a opção correspondente ao **TIPO** do funcionamento do laboratório, impacta no preenchimento das informações. Os tipos de funcionamento dividem-se em **Interno e Externo**.
##### Laboratório Interno
O tipo de laboratório Interno destina-se ao funcionamento do laboratório no próprio departamento, ou seja, as amostras serão analisadas e a produtividade contabilizada ao departamento vinculado.
[](https://wiki.ecidade.org/uploads/images/gallery/2024-01/QorCDS0vKpK1F2o5-image.png)
- **Tipo**: ao assinalar a opção Interno, caso o fluxo de atendimento seja realizado no próprio departamento.
- **Departamento**: através do link **Departamento** é possível localizar o departamento no qual o será vinculado o laboratório de atendimento.
- **Descrição**: campo destinado ao preenchimento da nomenclatura do estabelecimento de saúde. Esse dado identificador é impresso ao gerar a etiqueta de coleta de amostra laboratorial.
- **Alvará**: campo destinado para o preenchimento do número de documento emitido pelo serviço de vigilância sanitária competente, que habilita o funcionamento do estabelecimento de saúde.
- **CNES**: campo destinado para o preenchimento do número de Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde.
- **Endereço**: campo destinado para preenchimento do endereço onde se situa o estabelecimento.
- **Número**: campo destinado para preenchimento do número do imóvel onde se situa o estabelecimento. Caso não exista número, deverá ser completado como sem número (SN).
- **Telefone**: campo destinado para preenchimento do número de contato do estabelecimento.
- **Turno Atendimento**: através do link **Turno Atendimento** é possível localizar o dado referente ao período de funcionamento do estabelecimento.
A partir da inclusão, o laboratório estará ativo e as abas disponíveis para utilização das funcionalidades. Sendo elas, vinculação de profissionais atuantes, setores e exames.
[](https://wiki.ecidade.org/uploads/images/gallery/2024-01/MjPNgjTSFSzUkJyc-image.png)
##### Laboratório Externo
O tipo de laboratório **Externo** destina-se à ao funcionamento do laboratório fora do departamento de saúde. No caso, as amostras biológicas serão analisadas em outro departamento ou por um laboratório conveniado prestador de serviços para a instituição.
[](https://wiki.ecidade.org/uploads/images/gallery/2024-01/KbI3JkQwxu8ZBoV1-image.png)
- **CGM**: Através do link **CGM** é possível localizar o Cadastro Geral do Município do estabelecimento de saúde que analisará as amostras biológicas.
- **Descrição**: Campo destinado ao preenchimento da nomenclatura do estabelecimento de saúde. Esse dado identificador é impresso ao gerar a etiqueta de coleta de amostra laboratorial.
- **Alvará**: Campo destinado para o preenchimento do número de documento emitido pelo serviço de vigilância sanitária competente, que habilita o funcionamento do estabelecimento de saúde.
- **CNES**: Campo destinado para o preenchimento do número de Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde.
- **Endereço**: Campo destinado para preenchimento do endereço onde se situa o estabelecimento.
- **Número**: Campo destinado para preenchimento do número do imóvel onde se situa o estabelecimento. Caso não exista número, deverá ser completado como sem número (SN).
- **Telefone**: Campo destinado para preenchimento do número de contato do estabelecimento.
- **Turno Atendimento**: Através do link **Turno Atendimento** é possível localizar o dado referente ao período de funcionamento do estabelecimento.
- **Possui Interfaceamento**: Campo destinado ao informe se o estabelecimento de saúde utilizará o item de comunicação entre equipamento automação para análise de amostras biológicas com sistema ou não.
# New Page
# Vincular Profissional ao Laboratório de Atuação
**Elaborado por**: Alice Sant’Anna/ Técnica de Suporte/ Saúde
**Em**: 10/01/2024
Contextualização Geral
Este documento tem a finalidade de demonstrar como é realizada a vinculação do profissional ao laboratório de atuação.
O fluxo para o registros seguem as seguintes etapas:
- **Acessar o Laboratório
- **Vincular Profissional ao Laboratório de Atuação**
#### Acessar o Laboratório
O objetivo deste processo é vincular o servidor ao laboratório de atuação profissional.
Nesta rotina de cadastro, a aba Laboratório exibe a listagem de departamentos da instituição. Para que o profissional do ensino superior possa executar sua rotina de análises clínicas, é necessário realizar a vinculação profissional à unidade de atuação.
Ao acessar a rotina, deve-se selecionar o Laboratório no qual o servidor será vinculado.
[](https://wiki.ecidade.org/uploads/images/gallery/2024-02/el8tcOGOnoMVv3kq-image.png)
#### Vincular o Profissional ao Laboratório de Atuação
Para realizar uma nova vinculação de um biomédico/ farmacêutico é necessário iniciar pela busca do servidor, através do link **CGM**, que contém todos os dados pessoais.
[](https://wiki.ecidade.org/uploads/images/gallery/2024-01/or5eg3mK0SwQg1s9-image.png)
Em continuidade ao processo de vinculação, os campos devem ser preenchidos de acordo com a atuação do profissional.
Quanto ao preenchimentos dos campos:
- **Classificação Brasileira de Ocupações**: Através do link **CBO** é possível buscar a especialidade do profissional de acordo com a sua atuação.
- **Cartão SUS**: Este campo deverá ser preenchido com o número do Cartão Nacional do SUS do profissional. Dado necessário para fins de registro de produção e envio de faturamento, conforme
- **Órgão Classe**: Este campo deverá ser preenchido com o número e sigla do conselho no qual o profissional é inscrito. Dado de registro obrigatório, pois corresponde à assinatura do biomédico/ farmacêutico exibida ao liberar o resultado de análise clínica de exame laboratorial.
- **UF**: Através do link **UF** é possível buscar a unidade federativa na qual pertence o conselho profissional do servidor.
- **Tipo**: Este campo refere-se ao tipo de permissão que o profissional deverá possuir. A opção Técnico corresponde ao Responsável Técnico que coordena o laboratório. Já a opção Legal refere-se ao biomédico/ farmacêutico analista que realiza as análises clínicas.
- **Permitido Conferência**: Este campo corresponde a liberação da funcionalidade de Salvar & Conferir, que corresponde à assinar o resultado de um exame e liberá-lo diretamente da rotina de digitação de exames.
**Validade**
- **Início**: Campo destinado ao preenchimento do início de efetividade do servidor.
- **Fim**: Campo destinado ao preenchimento de data limite de acesso, se for necessário.

| É de caráter obrigatório o preenchimento do campo Órgão Classe, pois este de dado corresponde à identificação profissional e é exibido em formato de assinatura do biomédico/ farmacêutico ao liberar o resultado do exame laboratorial.
|
A partir da conclusão deste procedimento, o profissional poderá executar sua rotina de trabalho.
O procedimento de vinculação do profissional ao laboratório de atuação deverá ser executado individualmente, em cada unidade em que o biomédico/ farmacêutico atuar.
# Vincular Setor ao Laboratório
Elaborado por: Alice Sant’Anna/ Técnica de Suporte/ Saúde
Em: 21/02/2024
### Contextualização Geral
Este documento tem a finalidade de demonstrar como é realizado o cadastro do setor de análise técnica em determinado laboratório.
O laboratório de análises clínicas é dividido por setores técnicos distintos que correspondem à especialidade responsável pela investigação específica a partir dos tipos de exames. As análises de amostras de materiais biológicos são realizadas conforme as áreas definidas pelos métodos, materiais e objetivos.
Para que o setor de análise técnica seja utilizado é necessário vinculá-lo à unidade de atuação. Dessa forma, os exames a serem realizados serão vinculados à sua especialidade correspondente.
Os departamentos ou bancadas examinam cada amostra biológica de forma individual. O setor ou bancada examina material biológico, usando técnicas, procedimentos, instrumentos e equipamentos específicos. E por isso, os exames são agrupados de acordo com o tipo de material.
O fluxo para o registros seguem as seguintes etapas:
- Selecionar o laboratório
- Vincular o setor/bancada
#### Vinculação Setor ao Laboratório
O objetivo deste processo é vincular o setor de análise técnica ao respectivo laboratório.
##### Selecionar o laboratório
Ao acessar a rotina, deve-se selecionar o Laboratório no qual o setor será vinculado.
[](https://wiki.ecidade.org/uploads/images/gallery/2024-02/GFDu2AR8gWclx5jU-image.png)
##### Vincular o setor/ bancada
Em continuidade ao processo de inclusão, os campos devem ser preenchidos de acordo com o setor a ser vinculado.
[](https://wiki.ecidade.org/uploads/images/gallery/2024-02/8ArBkO6j9yc6oKWo-image.png)
Quanto ao preenchimentos dos campos:
- Código: O número é gerado automaticamente pelo sistema.
- Laboratório: É exibido o laboratório selecionado, no qual o setor será incluído e disponibilizado para utilização.
- Responsável: Através do link Responsável é possível buscar o profissional biomédico/ farmacêutico encarregado do setor de análise técnica que deve ter sido previamente cadastrado na aba Profissionais.

| O preenchimento do campo Responsável é de caráter obrigatório. Entretanto, quando não houver responsável técnico, poderá ser cadastrado em profissionais uma opção genérica, como por exemplo, profissional não informado para utilização nesse campo.
|
- Setor: Através do link Setor buscar o setor de análise técnica a ser incluído no laboratório.
- Assinatura: Este campo é destinado a upload de arquivo de imagem (apenas JPG) contendo a assinatura do responsável do setor de análise técnica.

| No campo Assinatura é obrigatório a escolha de uma imagem. Para agilizar a inclusão do registro, pode optar-se pelo uso do emblema da prefeitura.
|
Ao finalizar o procedimento de inclusão de setor de análise técnica, deve-se clicar no botão “Incluir” para que o mesmo fique disponível para utilização.
# Vincular Exame ao Laboratório
Elaborado por: Alice Sant’Anna/ Técnica de Suporte/ Saúde
Em: 21/02/2024
### Contextualização Geral
Este documento tem a finalidade de demonstrar como é realizada a vinculação de um exame a ser analisado em determinado laboratório.
O fluxo para o registros seguem as seguintes etapas:
- Selecionar o laboratório
- Vincular o exame
- Vincular a disponibilidade do exame na unidade
#### Vinculação Exame ao Laboratório
O objetivo deste processo é vincular o exame a ser executado pelo respectivo laboratório.
##### Selecionar Laboratório
Nesta rotina de cadastro, a aba Laboratório exibe a listagem de departamentos da instituição. Para que o exame seja disponibilizado e utilizado como ferramenta diagnóstica, é necessário realizar a vinculação do exame à unidade de atuação.
Ao acessar a rotina, deve-se selecionar o Laboratório no qual o exame será vinculado.
[](https://wiki.ecidade.org/uploads/images/gallery/2024-02/iaPW6nirdVw41PWI-image.png)
##### Vincular Exame
Nesta aba será vinculado o exame que o laboratório estará autorizado a fazer análises.
[ ](https://wiki.ecidade.org/uploads/images/gallery/2024-02/PZWmKtZnBmdanrrE-image.png)
[ ](https://wiki.ecidade.org/uploads/images/gallery/2024-02/PZWmKtZnBmdanrrE-image.png)Em continuidade ao processo de vinculação, os campos devem ser preenchidos de acordo com o exame a ser realizado.
Quanto ao preenchimentos dos campos:
- Laboratório: É exibido o laboratório selecionado, no qual o exame será vinculado e disponibilizado para utilização.
- Setor: Através do link Setor é possível buscar o setor a qual o exame pertence. Para realizar uma nova vinculação de um exame, é necessário informar o setor/ bancada a qual o exame pertence. O setor/ bancada destina-se à área de especialidade específica que analisa o tipo de amostra de material biológico, utilizando métodos, procedimentos, instrumentos e equipamentos específicos.
- Exame: Através do link Exame é possível buscar o exame a ser vinculado.
- Situação: Ao informar os itens supracitados, a opção ATIVO deve ser assinalada, pois assim o exame estará disponível para ser utilizado.
Ao finalizar o preenchimento dos dados, deve-se clicar em "incluir” para que o exame seja vinculado ao laboratório.
[](https://wiki.ecidade.org/uploads/images/gallery/2024-02/9DkIer5DuMtBUkif-image.png)
##### Vincular a disponibilidade do exame na unidade
Após concluir o procedimento de inclusão de exame, deve-se informar os horários disponíveis para a realização do mesmo no laboratório. O exame estará vinculado aos horários estabelecidos para ele.
[](https://wiki.ecidade.org/uploads/images/gallery/2024-02/UUM1mOe4bL5XFcPg-image.png)
Quanto ao preenchimentos dos campos:
Exame: Através do link Exame buscar o exame a ser vinculado.
Lançamento
- Dias Semana: Este campo é destinado ao informe dos dias em que o exame estará disponível para realização.
- Periodicidade: Este campo destinado ao informe do período (semanal, quinzenal ou mensal) de realização do exame. É possível informar o período de intervalo, quando houver.
Data Validade
- Data Inicial: Campo destinado ao preenchimento do início de utilização do exame.
- Data Final: Campo destinado ao preenchimento de data limite de utilização do exame.

| Somente será necessário preencher os campos referentes ao informe de Data Validade se o exame tiver um prazo de execução determinado. Senão, os campos que dizem respeito à data de validade devem permanecer em branco.
|
Horário
- Horário Inicial: Campo destinado ao preenchimento hora de início da execução do exame.
- Horário Final: Campo destinado ao preenchimento hora de término da execução do exame.
Ao finalizar o procedimento de vinculação horário exame, deve-se clicar no botão “Lançar” para que o mesmo fique disponível para lançamento.
[](https://wiki.ecidade.org/uploads/images/gallery/2024-02/m6D3X5a5EZqZYLWC-image.png)
# Emitir Relatório de Produtividade LACEM - Porto Velho/RO
Elaborado por: Alice Sant’Anna/ Técnica de Suporte/ Saúde
Em: 09/07/2024
### Contextualização Geral
Este documento tem a finalidade de demonstrar o processo para emitir o Relatório de Produtividade LACEM. O objetivo deste documento é contabilizar a produtividade dos exames analisados pelo Laboratório Central LACEM/ Porto Velho - RO.
Atualmente, a municipalidade contabiliza o número de exames realizados pelo Laboratório Central de Porto Velho (LACEM). Neste processo, as amostras biológicas são coletadas pelas 57 unidades de saúde e são encaminhadas ao LACEM para serem analisadas e liberadas pelos biomédicos e farmacêuticos. Das 63 laboratórios existentes, apenas são excluídas as Unidades de Pronto Atendimento - UPAS, que realizam análises e liberações por conta própria.
O fluxo para emissão de relatório consiste em uma única etapa:
- Emitir o Relatório de Produtividade LACEM
#### Emitir o Relatório de Produtividade LACEM
O presente processo de emissão de relatório tem por objetivo contabilizar a produtividade do Laboratório Central. E ainda ser utilizado como um mecanismo para estabelecer padrões para melhorar a gestão, aumentar a eficiência da equipe, melhorar os resultados da organização como um todo e utilização dos dados para o processo de faturamento.
[](https://wiki.ecidade.org/uploads/images/gallery/2024-07/YDcvbPaaDvbuiuca-image.png)
Quanto a usabilidade dos campos:
- Início: Campo destinado ao preenchimento do início do período de produtividade a ser contabilizado no documento;
- Fim: Campo destinado ao preenchimento do fim do período de produtividade a ser contabilizado no documento;
- Setor: Através do link Setor é possível informar o(s) setor (es) a ser (em) contabilizado (s), permitindo personalizar a exibição de dados de produção por bancada de análise no relatório. O preenchimento deste campo não é obrigatório, ao não informar nenhum setor, todos os setores serão exibidos conforme os exames liberados no período informado;
- Exame: Através do link Exame é possível informar o exame individual, ou por lote, a ser contabilizado na emissão do relatório. O preenchimento deste campo não é obrigatório, ao não informar nenhum exame, serão exibidos todos os exames liberados no período informado.