Skip to main content

Evento S-1000 - Informações do Empregador/Contribuinte/Órgão Público

Contextualização Geral

Conceito: evento onde são fornecidas pelo declarante as informações cadastrais e outros dados necessários ao preenchimento e validação dos demais eventos do eSocial, inclusive para apuração das contribuições previdenciárias devidas ao RGPS e para depósito do FGTS. Esse é o primeiro evento que deve ser transmitido pelo declarante. Não pode ser enviado qualquer outro evento antes desse.

Quem está obrigado: o declarante, no início da utilização do eSocial e toda vez que ocorra alguma alteração nas informações relacionadas aos campos envolvidos neste evento.

Prazo de envio: a informação prestada neste evento deve ser enviada no início da sua obrigatoriedade e durante a utilização do eSocial, pode ser alterada no decorrer do tempo, hipótese em que deve ser enviado este mesmo evento com a informação nova, quando da sua ocorrência. 

Pré-requisitos: não há. Informações adicionais.

Assuntos gerais:Neste evento estão discriminadas informações que influenciam a apuração correta das contribuições previdenciárias e dos depósitos do FGTS, como a classificação tributária do contribuinte, indicativo de desoneração da folha, isenções para entidades beneficentes de assistência social, acordos internacionais para isenção de multa, cooperativas de trabalho, construtoras, entre outras.

O cadastro do declarante guarda as informações de forma histórica, não podendo haver informações diferentes para o mesmo evento e período de validade.

Quando da primeira informação dos itens que compõem uma tabela, deve ser preenchido obrigatoriamente o campo data de início da validade {iniValid}. Caso haja necessidade de corrigir informação específica de uma tabela enviada anteriormente deve ser utilizado o grupo [alteração] do evento da tabela, com o item que deve ser alterado. Nessa hipótese, a informação anterior do evento de tabela é sobreposta pelo novo evento. 

Caso seja necessário alterar algum atributo de uma tabela a partir de uma determinada data, mantendo a informação histórica, deve ser enviado um novo evento com o mesmo código, mas com nova vigência no grupo [inclusão]. Nessa hipótese, a data de fim de validade da informação prestada anteriormente passa a ser o mês/ano imediatamente anterior ao da data de início da nova informação. Não é necessário o envio de evento específico para informar a data de fim de validade do item enviado anteriormente, no entanto o seu envio tem o mesmo efeito do procedimento anterior.

Não há necessidade de ser informada ao eSocial a baixa do CNPJ. Mas, em caso de o declarante optar por prestar essa informação, deve primeiro encerrar todas as suas tabelas e, na sequência, enviar o evento S-1000, com o grupo de informações relativas à alteração,com a data fim de validade, do subgrupo nova validade, preenchida.

Para órgãos Públicos:

Quando a natureza jurídica do declarante for da Administração Pública(naturezas 101-5, 104-0, 107-4, 110-4, 113-9, 116-3, 125-2, 128-7 e 134-1) o campo {nrInsc} deve ser preenchido com o

CNPJ completo, ou seja, com 14 posições. Nos demais casos, deve ser informado o CNPJ com 8 posições.

O campo {cnpjEFR}, referente ao EFR deve ser preenchido com o número do CNPJ da União, Estado, Distrito Federal ou Município ao qual se vincula o órgão declarante. Esse campo é de preenchimento obrigatório para declarantes com natureza da administração pública.

O campo {classTrib} deve ser preenchido utilizando um dos códigos [85, 99] da Tabela 8, no caso de declarante com natureza jurídica de administração pública, observadas as Tabelas 11 e 12 de compatibilidade da classificação tributária, todas do eSocial.

https://www.gov.br/esocial/pt-br/documentacao-tecnica/leiautes-esocial-html/tabelas.html

O eSocial permite que as informações dos órgãos públicos sejam vinculados a um mesmo Ente para a  transmissão do S-1000 próprio, com a inclusão dos demais estabelecimentos no (S-1005), ou estes informados e vinculados a outro S-1000. 

Este evento deverá ser preenchido através de formulários no sistema,na rotina:

Menu: DB:RECURSOSHUMANOS > eSocial > Procedimentos > Preenchimento > S-1000-Informações do Empregador

image.png

Nesta rotina é possível informar os dados do empregador/instituição, conforme campos do leiaute, ao efetuar o preenchimento dos Grupos de Perguntas na tela, o mesmo deverá ser salvo no botão “Salvar” localizado no final do formulário e após prosseguir com o botão “Próximo”. 

Após preenchimento, deverá ser enviado na rotina:

Menu: RECURSOSHUMANOS > eSocial > Procedimentos > Envio de eventos para o eSocial

image.png

Com amparo da imagem, deverá ser realizado os seguintes procedimentos:

- Selecionar o empregador

- Selecionar o arquivo a ser processado: S1000

Posteriormente clicar em processar, aguardar o processamento dos dados.

Após processado, clique em “Enviar para o eSocial”.

Após processamento e envio do evento, poderá ser feito o acompanhamento e a consulta de retorno do eSocial, na rotina:

Menu: DB:RECURSOSHUMANOS > eSocial > Consultas > Situação de Eventos

image.png

 

Com amparo da imagem, deverá ser realizado os seguintes procedimentos:

  •  Selecionar o empregador
  • Selecionar o arquivo a ser consultado: S1000

Caso desejar selecionar somente um dos filtros:

  • Com erros/status:retorno de erros de leiaute feito pelo sistema e-Cidade, não foi enviado para o eSocial.
  • Envios com sucesso: processados com recibo no portal
  • Com ocorrências: erros retornados após validação das regras do eSocial, feito no recebimento do portal.
  • Preencher o período desejado para consulta, com data inicial e final dos envios.

Após clique em “Consultar”.

As imagens abaixo retorna a amostra dos ícone das Ações:

-Ícone Visão = erro status

image.png

-Ícone Advertência = erros/ocorrências eSocial

image.png

-Ícone Recibo = Envios com sucesso:

image.png