Cadastros da Tesouraria
Elaborado por: Núbia Monteiro
CONTEXTUALIZAÇÃO
O objetivo deste manual é dar aos seus usuários o conhecimento sobre os cadastros gerais a serem realizados no sistema e-Cidade no módulo Caixa/Tesouraria.
CONTA TESOURARIA
Para verificar quais as contas devem ser cadastradas no plano de contas basta ir em:
1) CONTABILIDADE > RELATÓRIOS > CADASTRAIS > PLANO DE CONTAS.
2) Filtrar pelo estrutural “111” que é o referente aos bancos e clicar no botão "Processar". Irá abrir todo o plano de contas, com as contas bancárias para a verificação.
3) Se a conta estiver cadastrada após essa verificação seguir para o passo 4, descrito abaixo. Caso a conta não esteja cadastrada acessar CONTABILIDADE > CADASTROS > PLANO DE CONTAS (PCASP) > INCLUSÃO.
Para inclusão de conta bancária o “Detalhamento do Sistema” terá que ser o “6 Financeiro-Bancos”.
Realizando a inclusão abrirá a aba “Reduzidos”, nesta aba terá que ser cadastrado a instituição, o recurso e a conta bancária (esta, cadastrada antes, no módulo tesouraria).
Importante: Sugerimos que para cada instituição seja cadastrada uma nova conta bancária, pois pode ocorrer problemas no PAD.
Quando efetuado este cadastro no plano, automaticamente a conta aparecerá no cadastro da tesouraria(4) e como conta pagadora (5).
4) CAIXA > CADASTROS > CONTAS > CONTA TESOURARIA > ALTERAÇÃO.
Ali vais buscar a conta clicando na "Descrição da Conta", informar a data da implantação (sugerimos a primeira data em que a conta for usada) e o saldo da conta.
A Data Limite: Permite que seja determinado até que data a conta bancária possa ser utilizada. Inserindo uma data a mesma será inutilizada a partir da data inserida.
O campo “Contrapartida” não é obrigatório, esse campo possibilita selecionar uma conta para lançar as retenções, dessa forma sempre que fizer um pagamento a retenção de recurso vinculado será registrada na conta escolhida, sugerimos uma única conta para lançar as retenções. Para gerar os slip's de transferência de recurso vinculado para livre deve acessar o menu CAIXA > PROCEDIMENTOS > AGENDA > GERAR SLIP'S > TRANSFERÊNCIAS BANCÁRIAS DE RETENÇÃO.
O campo “Conta Extra Orçamentária” também não é obrigatória, esse campo possibilita selecionar uma conta para lançar as retenções extras orçamentárias vinculadas a folha de pagamento, fazendo o lançamento automático.
Após a escolha da conta é possível alterar todos os campos e para finalizar clicar em Alterar:
5) CAIXA > CADASTROS > CONTAS DE CONTA PAGADORA > ALTERAÇÃO
Esse cadastro é fundamental para que a conta apareça na AGENDA > MANUTENÇÃO DE PAGAMENTOS, dessa forma poderá ser realizado a configuração do movimento para o pagamento. A única configuração necessária será o número do cheque para realizar os pagamentos por essa opção.
CONTA DE RECEITA
Este cadastro faz a vinculação das receitas orçamentárias e extra orçamentárias incluídas no plano de contas, com a tesouraria. A inclusão de uma receita na tesouraria é feita através da escolha de uma receita que já está cadastrada no plano de contas e prevista no orçamento, esta receita recebe um código que é utilizado na tesouraria para realizar arrecadações, que podem ser efetuadas por recibos avulsos e planilha de arrecadação.
Para as contas de Receita acessar o seguinte local:
1) CONTABILIDADE > RELATÓRIOS > BALANCETES > BALANCETE DA RECEITA, no quadro “Orçamento” clicar em “Processar”. Ali aparecerá todas as receitas que devem ser cadastradas.
2) Para cadastrar essas receitas acessar: CAIXA > CADASTRO > MANUTENÇÃO DE RECEITAS > INCLUSÃO.
Tipo de Receita: Principal;
Grupo de Receita: Orçamentária ou Extraorçamentária (dependendo do grupo que escolher aparecerá as receitas que estão sendo cadastradas);
Descrição Completa Receita Tesouraria: clicar em cima do link, que aparecerá as receitas para serem cadastradas;
Codigo de multa e juros: só clicar em cima do link, cadastrado pelo tributário;
Receita Juros e Multa: só clicar em cima do link, cadastrado pelo tributário;
Data Limite: Permite que seja determinado até que data a conta de receita possa ser utilizada, inserindo uma data a mesma será inutilizada a partir da data inserida.
Tipo para Recibo Protocolo: Não é obrigatório o cadastro, porém pode impactar na geração do “Recibo de Receita”, recibo avulso gerado pela tesouraria. Utilizar o tipo “11 – PROTOCOLO GERAL”.