Skip to main content

Dúvidas Frequentes

DÚVIDAS FREQUENTES 

 

1) Quando se inclui um novo detalhamento de despesa, após ter configurados os percentuais de correção, o mesmo é atualizado na lista de elementos com os fatores de correção? 

Não. Após a configuração dos fatores de correção, o sistema grava os elementos dos detalhamentos cadastrados naquele momento do preenchimento do percentual. Logo, há duas opções de solução: 

Quando há detalhamentos novos de uma LDO para a outra, cadastrar primeiro esses detalhamentos e após inserir os fatores de correção todos no mesmo momento, para todos os elementos, colocando no campo estrutural o número “3”; 

Se os fatores já foram preenchidos, não tem problema colocar os elementos novos dos detalhamentos criados, inserindo no campo estrutural o elemento novo, ou cadastrando todos os novos e reinserindo o número “3” para abranger todos os elementos, após a conclusão de todos os detalhamentos. 

O mesmo se aplica aos índices de correção da receita. 

FINANCEIRO > Planejamento > Procedimentos > Cálculo das Projeções > Despesa 

FINANCEIRO > Planejamento > Procedimentos > Cálculo das Projeções > Receita 

2) Se forem cadastrados novos órgãos no orçamento, os mesmos aparecem no demonstrativo de projeções da despesa? 

Não. Necessariamente, se há um novo órgão o mesmo precisa estar vinculado em algum  Programa estratégico  (FINANCEIRO > Planejamento > Procedimentos > Manutenção > Despesa > Programa Estratégico). 

Além disso o novo órgão deve ser inserido nas permissões de despesa do usuário que estiver imprimindo os relatórios, caso contrário não aparece na lista de filtros.

3) Como é composto o valor base? 

No momento da criação da LDO, este plano de governo terá o valor base constituído pelo PPA anterior, assim como os valores dos anos “em comum”, por exemplo, o PPA de 2022 a 2025 levará para a próxima LDO os valores base, 2023 e 2024, onde o último ano não trará valor, por não ter nunca o último ano em comum.  

Quando é criada a LDO, pode-se atualizar a questão do valor base e dos anos da mesma, quando se informa os fatores de correção no momento de Recalcular, o sistema busca o valor da Previsão atualizada atual e aplica os índices para todos os anos, inclusive o último ano que gerou zerado, no caso da receita, para a despesa ainda não tem recálculo. 

4) Quero usar o detalhamento da despesa já na LDO, como atualizar os valores de Programa e de Iniciativa? 

No momento das edições dos detalhamentos da despesa, após preencher os fatores de correção, pode-se editar os valores inserindo no campo valor base, que o mesmo é calculado e de forma automática preenchendo os campos dos anos da LDO, mas não é necessário atualizar o valor nos programas e nas iniciativas. Após o preenchimento de todos os detalhamentos, usar a rotina abaixo para atualizar e abastecer os programas e iniciativas: 

FINANCEIRO > Planejamento > Procedimentos > Manutenção > Despesa > Calcular Valores Sintéticos 

5) Ao criar a LDO, os valores são automaticamente levados para a LOA? 

Sim. Mas é interessante que não se crie os dois planos de governo juntos, pois a cada mudança, terá que atualizar nos dois de forma manual. O IDEAL é que se crie a LDO, realize todas as modificações necessárias e depois crie a LOA, para que essas modificações “migrem” de um plano para o outro.